Skip to content Skip to footer

Inovação, transformação digital e o uso de novas tecnologias

Melhorar eficiência, produtividade, gerar diferencial competitivo, entregar melhor experiência aos clientes, são os quesitos mais demandados para empresas, vivenciando ambientes competitivos e recebendo pressão constante para entregar estes resultados. Assim, algumas iniciativas trazem adoção maciça de tecnologia, visando otimizar as estratégias de negócios.

Inovação

No ambiente competitivo de hoje, as empresas precisam de uma maneira de se diferenciar, obter melhores resultados, e crescer. A inovação é a implementação de um produto, bem, serviço, processo, ou método novo ou significativamente melhorado, contribuindo com o resultado dos negócios. Transformar novas ideias em negócios com resultados concretos. Aumento de ganhos, redução de custos, melhorias de produtividade e de experiência dos clientes. Em resumo, tem de trazer algum tipo de ganho.

Principais motivadores da inovação:

  • Mudanças tecnológicas e de regulamentação
  • Mudanças de padrão de consumo
  • Expectativa de aumento de receita e de redução de custos
  • Intensificação da competição (“correr atrás do prejuízo”)

Inovação x invenção: case post it

INVENTARINOVAR
Criar algo novo, 100% original, nunca visto antes.Transformar novas ideias em negócios concretos.

Spencer Silver inventou um pedaço de papel com adesivo, mas o objetivo da invenção não foi atendido.  Mais tarde, Arthur Fry viu uma oportunidade de negócio, pois era cantor de coro de igreja e viu oportunidade de colar lembretes nos hinos impressos.

Tipos de inovações

RADICAL:  muda o cenário de uma marca, seja do mercado ou dinâmica empresarial.

Exemplo:  I PHONE.

INCREMENTAL: Adiciona novidades, no produto, na marca, nos métodos de produção, sem promover mudança muito brusca.

Exemplo: aparelhos de barbear GILLETE

DISRUPTIVA: transforma um produto ou serviço de forma tal que sua versão original fica obsoleta, impactando também os consumidores.

 Exemplos: UBER, NETFLIX, AIRBNB, ALIBABA.

Sabemos que a Inovação não é fruto do acaso; pode inclusive ser um processo contínuo, gerenciável, com estratégias e indicadores.

Tipos de inovação (foco):

1. DE PRODUTOS E SERVIÇOS: inovação em O QUE fazemos

2. DE PROCESSO: inovação em COMO FAZEMOS

3. DE NEGÓCIOS: inovação em COMO GERAMOS VALOR

4. DE GESTÃO: inovação em COMO NOS RELACIONAMOS corporativamente

Há várias metodologias de Inovação a serem abordadas (lançar produtos, parceria com terceiros, desenvolvimento produtos e serviços, novos mercados, etc..).

Inovação x Tecnologia:

A inovação não necessariamente precisa da tecnologia para ocorrer; é uma grande jornada, sem fim, principalmente quando é SOBRE PESSOAS. Todavia, a Tecnologia pode sim ser um dos pilares da Inovação.

–  Atendimento por WhatsApp e Delivery;

– Compras Omnichanel

– Aulas fitness on-line

– Monitoramento de pragas por drones. Então, é sempre conveniente, e necessário, revisar, reanalisar, ponderar e questionar seus negócios.

Deixe seu comentário

plugins premium WordPress